O que é e para que serve a Audiometria Tonal?
É um teste indolor e não invasivo e, na maioria das vezes, é um exame de rápida execução.
A audiometria tonal avalia o nível de audição, ou seja, a menor intensidade sonora que o indivíduo é capaz de detectar, permitindo, assim, determinar, em casos de perda auditiva, qual o grau da mesma (de modo geral, a depender do critério utilizado pelo avaliador, é classificada em perda auditiva leve, moderada, severa ou profunda).
Além disso, a audiometria tonal permite identificar o tipo da perda auditiva (sensorioneural, condutiva ou mista – clique para saber mais), que auxiliará o médico na identificação da causa da perda auditiva e determinação do melhor tratamento.
Quando a Audiometria Tonal é indicada?
Sempre que houver suspeita de baixa da acuidade auditiva, zumbido, tontura, sensação de ouvido tampado, entre outras indicações à critério do médico.
É comum a solicitação em exame pré-admissionais e em concursos públicos, mesmo que não exista nenhum das queixas acima e para acompanhamento de tratamentos ou evolução de perda auditiva já existente.
O paciente é colocado com fone de ouvido ou vibrador ósseo devidamente calibrados para o exame, em uma cabine acusticamente tratada, que vedará ruídos externos.
Por meio do fone ou do vibrador ósseo são apresentados diversos sons (modulados ou contínuos) em diferentes intensidades e frequências, a fim de se avaliar o funcionamento de toda cóclea (órgão auditivo).
Ao detectar cada estímulo sonoro, o paciente deve sinalizar ao avaliador conforme acordado previamente à execução. Requisito para realizaçãocompreender a ordem de execução e realizar adequadamente.
Clique aqui e entenda o que significa o gráfico da sua audiometria tonal.
AUDIOMETRIA VOCAL
O que é e para que serve a Audiometria Vocal?
As audiometrias vocais são complementares à Audiometria Tonal e avalia a capacidade de perceber e reconhecer os sons da fala.
O resultado deste exame é compatível com a Audiometria Tonal e é capaz de auxiliar no diagnóstico topográfico da perda auditiva (local da lesão que causou a perda auditiva).
A Audiometria Vocal com teste de discriminação determina a porcentagem de reconhecimento de palavras em intensidade determinada pelos resultados da audiometria tonal.
A Audiometria Vocal com teste de inteligibilidade determina a menor intensidade na qual o indivíduo é capaz de reconhecer 50% do que lhe é falado.
Quando a Audiometria Vocal é indicada?
A audiometria vocal é sempre solicitada em conjunto com a audiometria tonal a fim de se realizar um diagnóstico assertivo sobre a audição.
Como é feita a Audiometria Vocal?
Por meio do mesmo fone utilizado na realização da audiometria tonal, são apresentadas diversas palavras foneticamente balanceadas (que abranjam todos os fonemas da língua), para que o indivíduo repita.
Inicialmente não há variação na intensidade das palavras e, no segundo mento, para a realização do SRT, a intensidade é reduzida até que o paciente seja capaz de identificar apenas 50% das palavras ditas pelo avaliador.
Requisito para realização: compreender a ordem de execução e essencialmente ter realizado a audiometria tonal, já que a audiometria vocal depende dos resultados da tocal.